Fabaceae – Indigofera asperifolia

Subarbustos pouco ramificados, eretos, com xilopódio; indumento constituído por tricomas bifurcados, com os braços de mesmo tamanho, adpressos e retos ou eretos e sinuosos, e por tricomas simples, eretos e retos na axila dos folíolos e junto às brácteas florais.

Folhas 3-5-folioladas; estípulas 0,3-1cm; pecíolo 0,6-1,2cm; raque 0,8-3,4cm; estipelas ausentes; folíolos alternos,
1-6,1×0,5-1,2cm, oblongo-lanceolados a lanceolados, o terminal 3,4-6,3×0,7-1,2cm, ápice agudo, base obtusa ou
atenuada, margem ciliada, com tricomas em ambas as faces, mais numerosos na face abaxial.

Inflorescência em racemos axilares mais longos que as folhas, 1,5-4cm; pedúnculo 5mm. Flores com cálice 2-5mm, lacínias de tamanho desigual; estandarte 5-8×3-5mm, oval, oblongo ou oboval-oblongo, glabro ou esparso-pubescente, asas 5-8×1-2mm, livres, glabras ou glabrescentes, pétalas da quilha 4-5×5-6mm, glabras; ovário glabro, óvulos 8-9.

Fruto reto, 1,3-1,7×0,2-0,3cm, compresso, densamente revestido de tricomas bifurcados, adpressos e retos ou eretos e sinuosos; sementes 2.

Indigofera asperifolia ocorre na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No Brasil pode ser encontrada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo (Miotto & Iganci 2014). Os exemplares examinados apresentaram-se variáveis na morfologia vegetativa talvez em decorrência de uma capacidade de adaptação a microambientes variados, como é característico de campos rupestres. Indigofera asperifolia e I. spicata são as únicas espécies ocorrentes no estado de São Paulo que apresentam folíolos alternos.
A espécie foi encontrada na região sul do estado de São Paulo. E6, F4: campo limpo, campo rupestre, cerrado. Coletada com flores em setembro e outubro e com frutos de novembro a março.

Os exemplares examinados apresentaram-se variáveis na morfologia vegetativa talvez em decorrência de uma capacidade de adaptação a microambientes variados, como é característico de campos rupestres. Indigofera asperifolia e I. spicata são as únicas espécies ocorrentes no estado de São Paulo que apresentam folíolos alternos.

Fonte: TOZZI, A. M. G. de. A. Subfamília Papilionoideae. Parte integrante da Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, Instituto de Botânica, São Paulo, v. 8, p. 167-397, 2016.

Deixe um comentário